Um dos tópicos mais complexos em precificação é associado a importação, uma vez que os impostos incidem, simultaneamente, sobre as mesmas bases de cálculo.
Inserimos, no link abaixo, seis pastas de cálculo, baseadas nos regimes tributários Lucro Presumido, Lucro Real e Simples.
Para os que quiserem utilizá-la, os campos amarelos são os que devem ser alterados e os demais, sem colorações, são derivados dos resultados das fórmulas. Preferimos não ocultar nenhuma fórmula e célula, para a devida compreensão do material, mas peço para evitarem alterá-los, sob risco de erro nos cálculos.
São seis pastas, em que podem ser calculadas as margens a partir do preço definido ou o preço a partir da margem de contribuição % desejada.
OBS: as despesas de importação referentes a Alfândega, despachantes, transportes e de Armazenagem, foram definidas aleatoriamente, sendo calculadas em relação ao valor CIF das importações. Sugiro que este valor seja calculado em sua empresa e alterado, se necessário, na coluna respectiva, de cada planilha.