Treinamentos e Palestras

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Gerência de Preços

Curso voltado a profissionais que já atuam na definição da política de precificação de suas empresas e que necessitam aprofundar seus conhecimentos, correlacionando os aspectos mercadológicos aos tributários e financeiros.

Capacitar os participantes a compreender os principais componentes mercadológicos da precificação e correlacioná-los aos indicadores de resultado, normalmente, perseguidos pelas Organizações.

O curso será desenvolvido através de exposições dos conceitos mercadológicos, tributários e financeiros essenciais para a correta precificação. Em paralelo, realizaremos algumas sessões práticas, utilizando planilhas eletrônicas, que poderão ser utilizadas, posteriormente, na atividade profissional de cada participante.

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Gestão de Preços e Resultados na Área Comercial

Gestores da área comercial e representantes de vendas que atuam em negociações envolvendo decisões de preços de venda.

Capacitar os participantes a interpretar conceitos financeiros fundamentais para a aplicação no setor comercial, bem como capacitá-los a entender os efeitos, para os resultados da empresa, de decisões envolvendo prazos de venda, níveis de estoque, descontos sobre os preços, custos financeiros e ajustes cambiais.

O curso será baseado em exposições dos conceitos, associando-os às práticas comerciais. Os participantes receberão arquivos excel, que serão utilizados no treinamento, requerendo, portanto, que possuam notebooks.

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Formação de Preços para Compradores

A todos os envolvidos em atividades de compras e suprimentos.

Permitir aos participantes avaliar, tecnicamente, os métodos de formação de preços de venda de seus fornecedores, possibilitando negociar melhores condições, a partir de conceitos tributários e financeiros essenciais.

O curso será baseado em exposições dos conceitos, associando-os às práticas de negociação. Os participantes receberão arquivos excel, que serão utilizados no treinamento, requerendo, portanto, que possuam notebooks.

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Precificação Geral

Um questionamento comum a este tipo de trabalho é sobre como se realiza uma consultoria em “Pricing”. Então, para entender melhor o processo, relacionamos abaixo as etapas a serem seguidas.

ETAPA

  • Conhecer os métodos utilizados para formar preços e analisar as margens;
  • Identificar os responsáveis na Organização por esta atividade;
  • Conhecer os principais concorrentes e como atuam mercadologicamente;
  • Entender como esta atividade esta associada às demais áreas da empresa;
  • Como são concedidos descontos (critérios, autonomias por cargo, etc);
  • Quais os objetivos mercadológicos e financeiros de cada linha de produtos/ serviços;
  • Como os preços praticados se correlacionam com os resultados globais da empresa;
  • Quais os principais indicadores financeiros utilizados na precificação (margem de contribuição, EBITDA, Rentabilidade sobre Patrimônio Líquido, Ponto de Equilíbrio Operacional, “market share”etc.)

AVALIAÇÃO

  • Identificação das margens de cada item, unidades de negócio, clientes e geral da empresa;
  • Apontamento de oportunidades de melhoria dos resultados, provenientes da estrutura de preços atual (volumes e preços efetivamente praticados, considerando diferenças tributárias, de comissionamento, de prazos concedidos, etc);
  • Aferição do valor percebido pelo consumidor em relação aos preços praticados e demais atributos dos principais itens comercializados pela empresa. Para tanto, são utilizadas pesquisas envolvendo “Conjoint Analysis”. Esta técnica estatística pode ser vista no menu Blog, em “Precificação baseada no valor percebido: análise conjunta”.

RESULTADOS

  • Geração de relatórios de margens de contribuição diversos (clientes, produtos, filiais, etc);
  • Simulador de resultados gerenciais da Empresa, envolvendo os níveis de preços a serem praticados, volumes de cada item, condições comerciais diversas;
  • Análise do capital de giro proporcionado por cada produto / cliente, considerando os níveis de prazos concedidos, recebidos e níveis de estoque;
  • Proposta de nova metodologia de elaboração e acompanhamento da política de preços.

IMPLEMENTAÇÃO

  • Treinamentos sobre os principais conceitos vistos acima, envolvendo todas as áreas que tenham interface com o processo de geração e utilização do modelo de precificação;
  • Acompanhamento dos resultados e da implementação dos novos critérios de precificação.
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