Cases
Caso 01
Rede de restaurantes com atuação em todo o Brasil
Caso: identificação do valor percebido pelos consumidores, comparando os preços dos diversos pratos do cardápio aos ajustes necessários para torná-los compatíveis às percepções.
Resultado: alteração total no modelo das promoções, invertendo o prato ofertado, além de majoração nos preços de item de alto volume e retirada de outros, sem atratividade.
Caso 02
Indústria de móveis com atuação nacional e internacional, através canais de venda próprio e distribuidores
Caso: avaliação das margens de contribuição e do capital de giro envolvido nas linhas de produtos, clientes e gerências, avaliando a capacidade de geração de resultado final.
Resultado: sugestões de redução significativa nos custos fixos operacionais, além de aumento nas vendas, aproveitando o nível significativo de ociosidade da fábrica.
Caso 03
Startup na área de aplicativos no setor de saúde (Empresa Endeavor)
Caso: avaliação da política de preços e criação de pacotes diferenciados, a fim de atingir grupos de consumidores de perfis e percepções de valor diferentes.
Resultado: sugestão para a criação de pacotes diferenciados e preços compatíveis.
Caso 04
Importadora e distribuidora de equipamentos cirúrgicos
Caso: avaliação da lucratividade das linhas de produtos e proposta de alteração na política de comissionamento dos vendedores próprios.
Resultado: indicação das linhas a serem incrementadas e descontinuadas, bem como a proposta de nova política de comissionamento, incluindo, além dos volumes de vendas, as margens de contribuição auferidas.
Caso 05
Administradora de imóveis de grande porte
Caso: implantação do modelo de custeio baseado em atividades (ABC).
Resultado: alteração radical na metodologia de análise de resultados de cada segmento de atuação, bem como realocação de pessoal, exclusão de atividades que não geravam valor aos clientes e consequente redução de custos operacionais.
Caso 06
E-commerce de produtos infantis com atuação nacional
Caso: avaliação das margens de contribuição e do capital de giro envolvido nas linhas de produtos, clientes e gerências, avaliando a capacidade de geração de resultado final.
Resultado: avaliação precisa dos resultados de cada categoria de produtos e das margens geradas nas vendas dos inúmeros fornecedores de produtos.
Caso 07
Indústria de alimentos com atuação no norte e nordeste do Brasil
Caso: implantação do modelo de preços pelo valor percebido pelo consumidor e avaliação dos preços a serem praticados nos canais de comercialização (varejistas, distribuidores e atacadistas).
Resultado: aumento de 10% no preço do principal produto comercializado no varejo de grande porte e montagem de grade de preços, envolvendo os diferentes canais de distribuição.