Há muitos anos atualizo as tabelas anexas, que podem ser úteis aos profissionais que atuam em atividades que envolvam resultados das empresas. As pastas, elaboradas a partir de dados da Revista Valor 1000, mostram os percentuais de margens EBITDA e de Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido das 1000 maiores empresas do Brasil, distribuídas em vários segmentos de atividade e computados em moeda corrente Real.

Nas células de 2014 em diante, apresento os resultados de algumas das principais empresas dos setores.

Basicamente, o que me interessa, mais fortemente, em função de minhas atividades acadêmicas e profissionais, é identificar as margens EBITDA % e correlacioná-las à possibilidade de estabelecer seus preços de venda, mais “confortavelmente”.

Desta maneira é possível associar as margens aos diversos tipos de mercado, mesmo ciente de que a publicação, em algumas atividades, tais como agropecuária, considera também empresas do segmento que possuem marcas reconhecidas e não participam de mercados “perfeitos”. Abaixo alguns exemplos:

  • Concorrências perfeitas: Agropecuária;
  • Concorrências monopolistas (ou quase perfeitas): Varejo, Eletroeletrônica, Serviços Médicos;
  • Monopólios: Petrobrás, Água e Saneamento, Energia Elétrica;
  • Oligopólios: Serviços Especializados, Farmacêutica e Cosméticos, Papel e Celulose, TI e Telecom.

Obviamente, esta capacidade de estabelecer os preços não é o único fator de obtenção de lucros, apesar de lembramos que a base inicial do DRE é a receita bruta.

Um setor que chama a atenção, associado ao parágrafo acima é o de transporte e logística, que apesar de Oligopolista, mostra Rentabilidades negativas nas empresas aéreas, ou mesmo sem possibilidade de apresentar os índices, visto o Patrimônio Líquido negativo. Acesse o link abaixo para fazer download:

Margens Retornos (101 downloads)
Published On: janeiro 29th, 2016 / Categories: Material para Download /