Um dos tópicos mais complexos em precificação é associado a importação, uma vez que os impostos incidem, simultaneamente, sobre as mesmas bases de cálculo.

Inserimos, no link abaixo, seis pastas de cálculo, baseadas nos regimes tributários Lucro Presumido, Lucro Real e Simples.

Para os que quiserem utilizá-la, os campos amarelos são os que devem ser alterados e os demais, sem colorações, são derivados dos resultados das fórmulas. Preferimos não ocultar nenhuma fórmula e célula, para a devida compreensão do material, mas peço para evitarem alterá-los, sob risco de erro nos cálculos.

São seis pastas, em que podem ser calculadas as margens a partir do preço definido ou o preço a partir da margem de contribuição % desejada.

OBS: as despesas de importação referentes a Alfândega, despachantes, transportes e de Armazenagem, foram definidas aleatoriamente, sendo calculadas em relação ao valor CIF das importações. Sugiro que este valor seja calculado em sua empresa e alterado, se necessário, na coluna respectiva, de cada planilha.

Detalhes a considerar:

  • Os preços foram estabelecidos sem a parcela de IPI na venda, visto que este tributo não faz parte da margem de contribuição, pois é calculado, externamente, ao preço de venda.
  • Situação mais complexa envolve o ICMS. A alteração na política tributária, envolvendo a venda de produtos importados a outras Unidades da Federação, estabeleceu a alíquota de 4%. Assim, como na importação, a alíquota do tributo pode ser bastante superior (18%), considerei, para efeito de cálculo, que o valor do ICMS a débito será zerado, pois já terá sido pago na entrada da mercadoria, no País, gerando o crédito equivalente ao montante gerado na venda.
  • As planilhas foram baseadas em operações de compra e revenda, em que o ICMS não incide sobre a preço com IPI.
  • As planilhas não procuram esgotar as diversas situações de negociação, envolvendo produtos importados, mas servem como uma referência para aqueles que procuram ferramentas mais práticas.

No site da Receita Federal, são obtidas informações sobre as alíquotas dos impostos federais, de acordo com a classificação fiscal do produto.

Acesse o link abaixo para fazer download da planilha

Published On: junho 24th, 2020 / Categories: Material para Download /